Pernambuco

ARMAZÉM

Armazém da Caatinga: um espaço de valorização da agricultura familiar no Vale do São Francisco

Espaço reúne área de bares e restaurantes e ponto de venda de frutas, verduras, legumes e alimentos de agroindústrias

Brasil de Fato | Recife (PE) |
O Armazém da Caatinga é um espaço para comercialização de produtos da agricultura familiar e também de lazer, com o bar, restaurante e apresentações artísticas - Ascom Pró-Semiárido/divulgação

Às margens do Rio São Francisco, na orla da cidade baiana de Juazeiro, o Armazém da Caatinga comercializa produtos da agricultura familiar cultivados a partir da agroecologia e sustentabilidade. A iniciativa é uma realização da Central da Caatinga, uma central de cooperativas que atua em parceria com o Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (IRPAA), o Governo da Bahia, a Prefeitura de Juazeiro, o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) e diversas outras organizações.

O agricultor familiar e presidente da Central da Caatinga, Adilson Ribeiro destaca o ineditismo da proposta. “Dentro desse espaço de bar e restaurante, a gente tem um espaço para feira de comercialização de produtos agroecológicos. Então, hoje é um espaço que eu particularmente não conheço outro igual na Bahia ou no Brasil outro espaço da agricultura familiar com esta dimensão e com esta proposta”, afirma.

Leia:Como a agricultura familiar contribui para a mais antiga política de segurança alimentar em PE

Agricultura Familiar

Recentemente, o armazém se mudou de um local no centro da cidade com capacidade para 400 produtos para o atual na orla com 4 mil produtos para melhor abrigar a produção vinda das cooperativas. Uma delas é a Amafe - Associação de Mulheres em Ação, que possui uma agroindústria que faz produtos a partir da mandioca e geleiadas (um tipo de geléia com pedaços) feitas com frutas típicas da caatinga.

Para a presidenta da cooperativa, Cristiane Ribeiro, o armazém é um espaço de valorização da agricultura familiar. “É um espaço que organiza, que agrega pessoas, que agrega produtos, que agrega valor ao trabalho da agricultura familiar. Observando o espaço do Armazém, é valorizar o processo de luta e construção, de ter alimentação saudável, de ter condição do que produzir e ter para onde levar esse produto”, acredita.

O armazém surgiu como resultado da criação de uma central de cooperativas, com o objetivo de facilitar o escoamento da produção da agricultura familiar da região, o que ainda hoje é uma dificuldade. “Sempre o escoamento da produção é um dos entraves para a agricultura familiar. Tem sido uma grande luta travada por um longo tempo para garantir esse direito e esses espaços, espaços que realmente estejam voltados para a agricultura familiar. Mas não com aquele espaço que está lá no cantinho, que deixa para se por acaso alguém passar; mas aquele espaço que traga esse valor do que é a agricultura e a importância da agricultura”, destaca Cristiane.

Leia: Agricultura familiar é pauta central no Consórcio Nordeste, que planeja ações do setor em 2022

Funcionamento

O Armazém da Caatinga funciona de segunda a sexta, das 9 às 20h, e aos domingos das 9 às 14h, com entregas para as cidades de Juazeiro, na Bahia, e Petrolina, em Pernambuco. Para entrar em contato com o armazém ou encomendar produtos, é só entrar em contato pelo telefone (74) 99902-0303 ou pelo site
 

Edição: Vanessa Gonzaga