Pernambuco

ELEIÇÕES 2022

Raquel Lyra (PSDB) será a primeira mulher a governar Pernambuco

Ex-prefeita de Caruaru, Raquel Lyra já estava matematicamente eleita com 90% das urnas apuradas

Brasil de Fato | Recife (PE) |
Após ter ficado em segundo lugar no primeiro turno, Raquel Lyra (PSDB) será a primeira mulher a governar PE - PSDB

Eleita matematicamente com 58,81% dos votos, Raquel Lyra (PSDB) será a primeira mulher a estar à frente do Palácio do Campo das Princesas, a partir de 2023. Após a surpresa que foi a presença da psdbista no segundo turno, ela saiu vencedora do pleito, conforme apontavam as pesquisas do último mês. Sua adversária, Marília Arraes (Solidariedade) teve até agora 41,19% dos votos.

A federação “Pernambuco Quer Mudar” convocou a imprensa para o pronunciamento de Raquel sobre a vitória a ser realizado no Beach Class Convention Resort, em Boa Viagem, a partir das 20h. O pronunciamento também terá transmissão, que ficará gravada no YouTube. Também Marília, da federação “Pernambuco na Veia”, tinha marcado uma entrevista coletiva a partir de 20h no Recife Praia Hotel, no Pina, mas o evento foi cancelado.

Conheça a futura governadora de Pernambuco

Raquel Lyra faz parte da federação partidária formada pelo PSDB e pelo Cidadania e foi prefeita de Caruaru por seis anos (2016-2022), deixando a prefeitura na metade do 2º mandato para se candidatar a governadora. Raquel é formada em Direito pela UFPE, é Procuradora do Estado e foi delegada da Polícia Federal. Lyra foi deputada estadual duas vezes entre os anos de 2007 e 2016 pelo PSB; tendo se filiado ao PSDB em 2016.

No primeiro turno, Raquel lidou com a morte do seu marido, o empresário Fernando Lucena, que faleceu no dia 02 de outubro, em Caruaru, no Agreste, quando se sentiu mal enquanto se preparava para votar. Apesar de ter sido socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), ele não resistiu a um acidente vascular cerebral.

A a vice-governadora eleita é Priscila Krause (CD), que foi vereadora do Recife por 10 anos (2005-2014) e deputada estadual por 8 anos (2015-2022). Em 2016 se candidatou a prefeita do Recife, tendo 5,4% dos votos. 

Segundo turno: início da disputa em Pernambuco é marcado por apoios e farpas no guia eleitoral

Relembra o primeiro turno

No primeiro turno, as pesquisas apontavam a liderança de Marília, mas mostravam uma corrida apertada para uma segunda vaga para o segundo turno entre Raquel Lyra (PSDB), Danilo Cabral (PSB), Miguel Coelho e Anderson Ferreira (PL). Com uma diferença de 3,39%, Marília com 23,85% e Raquel com 21,13%, foram para um segundo turno em que a psdbista esteve à frente em todas as pesquisas; assumindo uma postura de neutralidade em relação à corrida presidencial, mas acompanhada por uma maioria de apoiadores bolsonaristas.

Apesar da tucana não ter conseguido atrair outros partidos para a aliança no primeiro turno; no segundo, atraiu o apoio partidos como União Brasil, PP, PODEMOS, Rede, Progressistas, PRTB, NOVO e do PL, partido do Presidente Jair Bolsonaro. A governadora eleita, apesar de pressionada, não declarou voto em nenhum dos presidenciáveis, mas recebeu o apoio de diversos deputados estaduais e federais bolsonaristas e conservadores.

Segundo turno: início da disputa em Pernambuco é marcado por apoios e farpas no guia eleitoral

Edição: Vanessa Gonzaga