Pernambuco

RÁDIO

Dia Nacional do Artista e valorização da arte são destaques no Prosa e Fato

Os artistas Hermínia Mendes e Abròs Barros abordam importância de investimentos em cultura no estado

Brasil de Fato | Recife (PE) |

Ouça o áudio:

No dia 24 de agosto é celebrado o Dia Nacional do Artista - Divulgação

Os últimos anos foram muito difíceis para os trabalhadores da cultura. Em meio à uma pandemia e um governo neofascista, equipamentos culturais pegaram fogo - a exemplo da Cinemateca Brasileira; a Agência Nacional de Cinema (Ancine) enfrentou uma grave crise interna e o Ministério da Cultura foi extinto.

Como anunciado desde 2020, a cultura foi o primeiro setor a parar e foi o último a retornar. Neste momento, a pandemia não é mais uma realidade e vivemos um governo que tem retomado as políticas culturais…mas como os artistas tem feito para retomar suas ações? No dia 24 de agosto é celebrado o Dia Nacional do Artista, e pensando nos vários segmentos artísticos que existem em Pernambuco, o Prosa e Fato conversa com artistas das artes visuais e das artes cênicas.

Nossos convidados são Abròs Barros, multiartista, com pesquisas que vão desde a pintura, performance, arte urbana, arte digital e arte-educação e integrante do coletivo Carni de Arte Negra e Indígena; e Hermínia Mendes, que tem atuação no teatro há 18 anos e também trabalha com performance, dramaturgia, produção, direção, locução pesquisa e arte-educação.
 

Sintonize

O Prosa e Fato é um programa de entrevistas que debate os mais diversos temas a partir de uma visão popular. Ele vai ao ar na Rádio Paulo Freire 820 AM todas as segundas, às 12h, na Rádio Brasil de Fato e também nas principais plataformas de streaming, como Spotify e Google Podcasts.


 

Edição: Vanessa Gonzaga