Pernambuco

RÁDIO

Acessibilidade e comunicação são destaques no Prosa e Fato

Segundo a última edição da PNAD de 2022, estima-se que existam 18,6 milhões de pessoas com deficiência no Brasil

Pernambuco |
Lei que tornou Libras como meio oficial de comunicação completou 20 anos este ano - José Cruz/Agência Brasil

Você já ouviu falar em acessibilidade? É a possibilidade e garantia, em igualdade de oportunidades, da utilização com segurança e autonomia dos espaços, da informação, das tecnologias e outros serviços e instalações para todas as pessoas. E isso inclui as pessoas com deficiências. A data do 21 de setembro é o Dia Nacional da Pessoa Com Deficiência e, no programa Prosa e Fato desta semana a conversa foi sobre iniciativas que promovem acessibilidade na comunicação e na cultura.

As convidadas foram Mariana Clarissa, jornalista e fundadora da Lume Acessibilidade e Liliana Tavares ,gestora da COM Acessibilidade Comunicacional. Segundo a última edição da  Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) de 2022, estima-se que existam 18,6 milhões de pessoas com deficiência no Brasil, sendo mais da metade mulheres e 9,5% negras. É pensando nisso que você também confere uma prosa com  Michelle Alheiros, que tem deficiência, professora brailista, consultora em audiovisual e está na coordenação do Centro de Apoio Pedagógico Para a Pessoa com Deficiência Visual (CAP), do Governo do Estado de Pernambuco.

Sintonize

O Prosa e Fato é um programa de entrevistas que debate os mais diversos temas a partir de uma visão popular. Ele vai ao ar na Rádio Paulo Freire 820 AM todas as segundas, às 12h, na Rádio Brasil de Fato e também nas principais plataformas de streaming, como Spotify e Google Podcasts. Você também pode ouvir o programa dando play no áudio aqui da matéria.

Edição: Helena Dias