Pernambuco

Conscientização

Prosa e Fato: como popularizar o debate sobre as mudanças climáticas?

As atividades humanas têm sido as principais impulsionadoras dessas transformações do clima

Recife |

Ouça o áudio:

Os impactos das mudanças climáticas tem ficado cada vez mais evidentes na vida da população. - Rafael Neddermeyer/ Fotos Públicas

Nesta edição do Prosa e Fato a conversa foi sobre a importância de popularizar o tema das mudanças climáticas. Você sabe o que significam termos como "aquecimento global" e "justiça climática", por exemplo?

Em relatório, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) apresentou cenários para o clima brasileiro para o final do século XXI. Alguns dos impactos ambientais seriam: a produção agrícola de subsistência se tornar inviável; aumento da temperatura que causaria diminuição da água de lagos, açudes e reservatórios; e vulnerabilidade do semiárido às chuvas torrenciais.

Para entender mais sobre o assunto, o Brasil de Fato Pernambuco convidou Jhonathan Godoy, que é cientista político e faz parte da equipe técnica da Secretaria do Meio Ambiente do estado de Pernambuco e Diosmar Filho, que é geógrafo e líder de pesquisa sobre mudanças climáticas da Associação Iyaleta.

Sintonize

O Prosa e Fato é um programa de entrevistas que debate os mais diversos temas a partir de uma visão popular. Ele vai ao ar na Rádio Paulo Freire 820 AM todas as segundas, às 12h, na Rádio Brasil de Fato e também nas principais plataformas de streaming, como Spotify e Google Podcasts. Você também pode ouvir o programa dando play no áudio aqui da matéria.

Edição: Helena Dias