Pernambuco

AGENDA CULTURAL

Festival da Diversidade Bancária arrecada doações e abre palco para artistas LGBT em Pernambuco

Em parceria com a Amotrans, evento organizado pelo Sindicato dos Bancários de Pernambuco mira no combate às opressões

Brasil de Fato | Recife (PE) |
Festival vai contar com shows do cantor pernambucano Luca de Melo (foto) e da cantora Lia Morais, que também são militantes LGBT - Divulgação

O Sindicato dos Bancários de Pernambuco realiza neste sábado (23) o 1º Festival da Diversidade Bancária. O evento integrará o calendário anual de atividades da entidade, e, neste ano, acontece com transmissão através da TVBancáriosPE no Youtube. A live, de cunho solidário, receberá doações para a Articulação e Movimento para Travestis e Transexuais de Pernambuco (Amotrans-PE). 

A Secretária da Mulher da categoria, Alzira Cavalcanti, reafirma o compromisso dos bancários com a luta contra as opressões dentro e fora da entidade sindical. “Estamos realizando o Festival da Diversidade para dialogar com bancários e a população em geral sobre a pluralidade existente na sociedade e, consequentemente, na nossa categoria. A inclusão da pauta da diversidade no mundo do trabalho tem sido um compromisso do Comando Nacional dos Bancários e do Sindicato dos Bancários de Pernambuco. Precisamos falar de amor, liberdade e direitos, rompendo com toda e qualquer forma de discriminação”, destaca.

Entre depoimentos de bancários LGBTQIA+, o festival também vai contar com shows do cantor pernambucano Luca de Melo e da cantora Lia Morais, ambos militantes dos direitos LGBTQIA+. 

A iniciativa pretende trazer visibilidade aos bancários LGBTQIA+, promovendo o respeito, a igualdade de oportunidades no trabalho e valorizando a diversidade da categoria. "Temos muitos bancários LGBTQIA+ em Pernambuco, que lutam diariamente para serem respeitados. Infelizmente, ainda precisamos falar que o respeito à diversidade ainda não é uma realidade no setor financeiro, assim como não é na nossa sociedade”, comenta o dirigente do Sindicato, Geraldo Times, que compartilhará a apresentação do Festival com Alzira Cavalcanti. Mais informações sobre o festival estão disponíveis nas redes sociais do Sindicato dos Bancários.

Edição: Vanessa Gonzaga