Pernambuco

AGENDA CULTURAL

Jornada de MC’s realiza edições especiais em comunidades da periferia do Recife

Evento existe 2005 e contempla música, cultura popular, danças, artes visuais e busca fortalecer cultura na periferia

Brasil de Fato | Recife (PE) |
Evento acontece somente com artistas da cidade que tiveram suas produções artísticas interrompidas durante a pandemia - Divulgação

A Jornada de Mc`s é um festival de cultura hip hop, iniciado em 2005 que contempla música, cultura popular, danças urbanas, artes visuais, conteúdos de formação e ações de fortalecimento da cultura na periferia. Neste mês de março, serão realizados quatro encontros em comunidades distintas do Recife, em caráter competitivo no formato de campeonato, somente com artistas da cidade, que durante a pandemia da Covid-19 tiveram suas produções artísticas interrompidas. 

Leia: A mais antiga do Nordeste, Batalha da Escadaria reúne gerações do rap no Recife

O formato da Jornada de Mc 's inclui batalha de rimas com desenvolvimento de improvisos entre MC 's, oficinas e shows. A primeira seletiva já aconteceu na comunidade de Saramandaia no último final de semana, mas as próximas edições acontecem em San Martin, na Várzea e em Macaxeira. O evento contará com a participação de DJ Big, A casa do hip hop e convidados como Assaga Magnata, Bione, Tiger, Speed de Souza, Ak Bart, B.Banbo, Acria, Mosh gang, Sofio, MOB, Copo Roxo e os poetas Mizu, Vênus, Aires e Andy.

Leia: Artista do Ano da APCA, Don L explica ausência na capa dos jornais: "Sou abertamente comunista"

“É um evento consolidado em Pernambuco, inicialmente criado no Recife, se consolidou como projeto estadual de expressão nacional ao se desdobrar com suas edições no Festival de Inverno de Garanhuns e no Festival REC'n Play. A expectativa de ter esses eventos dentro das comunidades é viabilizar e fomentar a cultura local, bem como gerar uma ferramenta social de incentivo, promovendo outras possibilidades de trabalho”,  conta DJ Big, o idealizador da jornada. Confira locais e horários das próximas edições:     
 
Batalha do General
Data: 16/02/2022
Local: Praça da Academia da Cidade de Sam Martin – Em frente à lombada eletrônica  
Horário: 19h
 
Batalha da Várzea

Data: 17/02/2022
Local: Praça da Várzea– Recife
Horário: 18h
 
Batalha da Favela
Data: 23/02/2022
Local: Parque da Macaxeira– Recife
Horário: 14h

Edição: Vanessa Gonzaga