Pernambuco

trabalho de base

Em Pernambuco, Comitês Populares realizam atividades do Sertão ao litoral neste fim de semana

Shows musicais e teatrais, pedalada, feijoada e distribuição de BdF estão na agenda dos comitês este fim de semana

Brasil de Fato | Recife (PE) |
Comitês realizam atividades culturais e políticas para dialogar com a população - Foto: Lula Marques | Agência PT

Neste fim de semana a agenda de atividades dos comitês populares de luta segue cheia. Ao menos dois encontros de comitês no interior do estado e mais seis na região metropolitana devem movimentar politicamente as comunidades. O Brasil de Fato mapeou os eventos organizados e informa abaixo.

No sábado (28) acontece o lançamento do Comitê Popular de Luta de Afogados da Ingazeira, no sertão do Pajeú. A atividade tem início às 16h no Espaço Benvirá, com apresentação da cartilha dos comitês e análise de conjuntura facilitada por Sheila Oliveira, do diretório nacional do Partido dos Trabalhadores (PT). Antes, a partir das 8h da manhã, haverá um momento de debate sobre renda básica também no Benvirá.

Ainda no Pajeú, mas no domingo (29), será lançado o Comitê Popular de Tuparetama. O encontro é na Vila Bom Jesus, nº 104, da avenida Carlos Caribé. As atividades são organizadas pelo Grupo Mulher Maravilha, Movimento Camponês Popular (MCP), Mãos Solidárias, Comissão Pastoral da Terra (CPT), Diaconia, Fetape, PT, PSOL e outras organizações populares. 

Leia: Os comitês populares e a importância do trabalho de base

PT completa 42 anos e planeja criar 5 mil comitês de luta pelo Brasil

Região Metropolitana

Castigada pelas fortes chuvas desde a segunda-feira, a RMR tem agendada pelo menos seis atividades, da zona norte à zona sul da capital pernambucana. Mas com a possibilidade de novas chuvas fortes, é importante os interessados observarem a previsão do tempo e entrarem em contato com os organizadores das atividades para confirmar a agenda.

Leia: Grande Recife tem mortos, desaparecidos e mais de 80 quedas de barreira após 3º dia de chuvas

No fim da tarde desta sexta-feira (27), a partir das 17h, o Comitê Popular do Movimento Negro Unificado (MNU) vai distribuir o jornal Brasil de Fato na estação Central de metrô do Recife. No sábado (28) o Comitê Popular do bairro de Brasília Teimosa vai realizar uma caminhada com porta a porta no bairro, também distribuindo o BdF. O grupo se reúne às 9h na sede da Turma do Flau, que fica na rua Espadarte, nº 454.

Também no sábado, às 14h, no município do Paulista, acontece o Festival Elas Por Elas, na Praça das 4 Torres, bairro do Janga. Além de uma feijoada solidária e uma feira de artesanato, o evento cultural terá shows de Helena Cristina, As Nenas Farias, Olga Universos, Kananda Px, Slam das Minas e um recital de poesia. O evento é organizado pelas mulheres do Partido dos Trabalhadores (PT), pelo mandato da vereadora Flávia Hellen (PT), além do Comitê Popular de Luta do Paulista e faz parte da agenda do festival de cultura da Renda Básica.


A ideia é que os comitês existam no máximo de regiões do estado, se espalhando por municípios e bairros / Olívia Godoy

Leia também: Programa "Meu Bairro Tem Axé" luta por aquilombamento urbano em Olinda (PE)

No domingo o Comitê Popular do Vasco da Gama, na zona norte do Recife, realiza sua primeira atividade: uma feijoada de “dia das mães” para as mães solo do bairro, em parceria com a associação de mães Apoemas e o grupo cultural Recifogosas.

Ainda na zona norte, também no domingo, o Comitê Popular Pedal Lula Livre reúne ciclistas a partir das 9h no Parque da Jaqueira para uma pedalada vermelha até o Marco Zero, no bairro do Recife. Já na zona sul da capital, o Comitê Popular do Ibura realiza a distribuição do BdF a partir das 9h na feira da UR-1.

O que é um comitê popular?

Os comitês populares de luta são grupos formados por pessoas diferentes, mas que estão unidas para fazer o chamado “trabalho de base”, dialogando com a população no bairro em que moram ou no local de trabalho ou estudo. A ideia é unir diferentes forças sociais, partidárias ou não, para pensar e resolver problemas locais, como uma escadaria que precisa de manutenção, mas também debater um projeto de país em que o povo trabalhador tenha uma vida digna.

Os comitês foram pensados pelos movimentos populares que compõem a Frente Brasil Popular e a Frente Povo Sem Medo, a Central Única dos Trabalhadores (CUT), mas também por partidos como o PT, o PCdoB e o PSOL.

Edição: Vanessa Gonzaga