Pernambuco

RÁDIO

Especial Meio Ambiente do Prosa e Fato traz os impactos do derramamento de óleo nos oceanos

As consequências de tal vazamento ainda ressoam quase três anos depois

Brasil de Fato | Recife (PE) |

Ouça o áudio:

Óleo estacionado na praia mostra o tamanho do crime ambiental no Nordeste em 2019 - Brenda Alcântara/Agência Pública

Iniciamos essa semana mais um especial do Prosa e Fato. O tema geral dos próximos episódios é o meio ambiente e, a partir dele, vamos abordar diversos ecossistemas, biomas e populações. 

Então, para dar início ao especial, o programa de hoje (13) vai falar sobre os oceanos, mais especificamente sobre os impactos do derramamento de mais de 5 mil litros de resíduos que atingiram a costa do Nordeste brasileiro em 2019.

Os impactos de tal vazamento de óleo ainda ressoam quase três anos depois, e é sobre esses impactos no oceano que vamos conversar com Emerson Soares, pesquisador e professor da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). 

Já para falar sobre os impactos nas comunidades e para trabalhadores e trabalhadoras que vivem e convivem com o mar, convidamos Beatriz Mesquita, pesquisadora da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), que trabalha com comunidades tradicionais e áreas de proteção.

O Prosa e Fato é um programa de entrevistas que debate os mais diversos temas a partir de uma visão popular. Ele vai ao ar na Rádio Paulo Freire 820 AM todas as segundas às 12h, na Rádio Brasil de Fato e também nas principais plataformas de streaming, como Spotify e Google Podcasts. 

Edição: Elen Carvalho