votação

Cidade em que Lula foi mais bem votado em Pernambuco é Terra Nova, com 92%

Outra cidade com o mesmo percentual foi Carnaubeira da Penha. Bolsonaro venceu apenas em Santa Cruz do Capibaribe

Brasil de Fato | Recife (PE) |

Ouça o áudio:

Pernambuco, junto do Piauí, abrigam as 10 cidades em que Lula obteve as melhores votações do país
Pernambuco, junto do Piauí, abrigam as 10 cidades em que Lula obteve as melhores votações do país - Julia Dolce/BdF

Em uma disputa histórica, Luíz Inácio Lula da Silva (PT) teve 50,90% dos votos e derrotou Jair Bolsonaro (PL), que teve 49,10% com uma diferença de pouco mais de 2 milhões de votos. A vitória de Lula em seu estado natal foi mais ampla. Em Pernambuco, Lula venceu com 66% dos votos.

Leia: Eleito pela terceira vez presidente da República, Lula tem 66% dos votos dos pernambucanos

Pernambuco, junto do Piauí, abrigam as 10 cidades em que Lula obteve as melhores votações do país. Duas cidades pernambucanas integram o ranking: Terra Nova e Carnaubeira da Penha. 

A pequena cidade de Terra Nova, com 10.186 habitantes foi onde Lula obteve sua melhor votação no estado, com 92,32% do total de votos. Logo após vem a cidade de Carnaubeira da Penha, que teve 92,30% de votos para Lula. Também no sertão do estado, Carnaubeira tem 13.117 habitantes.

Leia: Raquel Lyra (PSDB) será a primeira mulher a governar Pernambuco

Em sua cidade natal, Caetés, Lula também obteve uma boa votação, com 90,82% dos votos. Na época do seu nascimento, Caetés pertencia à cidade de Garanhuns, por isso Lula também se considera garanhuense, e lá, sua votação também foi expressiva: 73,75% dos eleitores de Garanhuns votaram em seu conterrâneo. 

Vitória bolsonarista

Já Bolsonaro venceu em apenas uma cidade do estado. Santa Cruz do Capibaribe deu 52,12% dos votos ao presidente não reeleito. Santa Cruz também foi a única cidade em que Bolsonaro ganhou no primeiro turno, com 48,31%. 

Leia: MST vai processar bolsonarista que espalhou fake news sobre destruição de casas em Pernambuco

Apesar da pouca margem de diferença, Santa Cruz já acumula vitórias bolsonaristas desde 2018. A cidade também foi o único município de Pernambuco em que Bolsonaro recebeu mais votos que seu adversário, Fernando Haddad (PT), nas eleições de 2018. Foram 53,83% dos votos (23.044) para o então candidato do PSL, contra 46,17% do petista (19.765).

 

Fonte: BdF Pernambuco

Edição: Elen Carvalho