Pernambuco

RÁDIO

Espaços de sociabilidade para pessoas LGBTs são destaques no Prosa e Fato

Nesta edição, conheça espaços e organizações que promovem encontros, trocas e acolhimentos a pessoas LGBT

Brasil de Fato | Recife (PE) |

Ouça o áudio:

Na edição desta semana no Prosa e Fato vamos falar de espaços e organizações que promovem encontros, trocas e acolhimentos a pessoas LGBT - Chico Carlos/CUT

Espaços coletivos de trocas de afeto e lazer entre pessoas LGBT tem ganhado cada vez mais espaço. Ainda assim, devido ao preconceito e discriminação, muitas pessoas LGBT não se sentem seguras nem acolhidas em uma série de espaços, sobretudo os públicos. Por isso, na edição desta semana no Prosa e Fato vamos falar de espaços e organizações que promovem encontros, trocas e acolhimentos a pessoas LGBT.

Para falar sobre a importância desses espaços, convidamos Alan Barbosa, vice-presidente da ONG Cores, que acolhe e presta assistência à comunidade na cidade de Petrolina (PE) e Tássio Tavares, da Quadrilha Junina Danado de Bom.

Ainda em clima junino, vamos falar sobre as quadrilhas juninas que vem, ao longo dos anos, incorporando e acolhendo e muitas mudanças, inclusive com a inserção de pessoas LGBT, rompendo uma lógica heteronormativa da tradição europeia. É assim as quadrilhas vem se tornando um espaço cultural importante para a comunidade.

ONG Cores surgiu no sertão do São Francisco, em Petrolina, possibilitando assistência e acolhimento aos LGBT na cidade, que é um dos municípios que mais mata pessoas trans em Pernambuco. Na ONG, diversas ações são oferecidas para a comunidade, como o acolhimento, serviços como psicoterapia, atendimento jurídico e cultural são parte das atividades.

Sintonize

O Prosa e Fato é um programa de entrevistas que debate os mais diversos temas a partir de uma visão popular. Ele vai ao ar na Rádio Paulo Freire 820 AM todas as segundas, às 12h, na Rádio Brasil de Fato e também nas principais plataformas de streaming, como Spotify e Google Podcasts.

Edição: Vanessa Gonzaga